Edifício Banespa – Edifício Altino Arantes

Conhecido como Banespão

Edifício Altino Arantes

Edifício Altino Arantes (também conhecido como Farol Santander, Edifício Banespa ou Banespão) é um dos prédios mais emblemáticos da capital paulista, sendo o terceiro arranha-céu mais alto da cidade e o sétimo mais alto do Brasil.

Construído a partir de 1939

pelo interventor federal Ademar Pereira de Barros para sediar o Banco do Estado de São Paulo (que ocupou o prédio até 2001[5]) e inaugurado oito anos depois, em 27 de junho de 1947, também por Ademar de Barros, quando ele já era governador de São Paulo, foi durante mais de uma década o mais alto da cidade, até ser superado pelo Mirante do Vale, em 1960.

Edifício Banespa

O edifício Banespa foi inspirado na arquitetura art decó do Empire State Building, em Nova Iorque. Com 35 andares e 161 metros de altura, foi considerada a maior construção de concreto armado do mundo. Em 2000, o prédio foi incorporado ao patrimônio do Grupo Santander, que comprou o Banespa. Em 2014, a construção foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat).

O prédio atrai cerca de cinco mil visitantes mensalmente. Sua visita pode ser feita em cinco minutos e o acesso é limitado a grupos pequenos. Do alto do mirante do edifício é possível ter um raio de visão de 360º e que atinge cerca de 40 quilômetros, de onde é possível ver a Serra do Mar, o Pico do Jaraguá, os prédios da Avenida Paulista e as principais construções do Centro.

 


Créditos Textos/Fotos :

Por Webysther Nunes – Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=77139498

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

três × 3 =

GuiaLazer

Este website usa cookies para oferecer a você a melhor experiência. Concorde clicando no botão "Aceitar".