Parque Cidade de Toronto

INFRAESTRUTURA

Churrasqueiras, quiosque, palco, aparelhos de ginástica, pista de Cooper, paraciclo, sanitários, playground com brinquedos típicos canadenses, quadras poliesportivas, lago com ponte de madeira para contemplação; acessibilidade para pessoas com deficiência nos banheiros e equipamentos de ginástica. Mantém atividade de Bosque da Leitura, sob a responsabilidade do dryot fr supervisão de bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura. A atividade acontece aos domingos, das 10h às 16h.

PARTICULARIDADES

O parque é resultado do programa de intercâmbio profissional criado em 1987 pelas prefeituras de São Paulo e de Toronto, no Canadá, coordenado pela Secretaria de Planejamento (SEMPLA). A área escolhida para sua implantação está próxima da Rodovia dos Bandeirantes, atendendo vários bairros da região de Pirituba. Trata-se de um remanescente do loteamento “City América”, rico em brejos e com um lago.

Essa peculiaridade define a presença de uma FAUNA com morada e hábitos específicos desse ecossistema. Há registro de 146 espécies, incluindo insetos (borboletas), peixes (tuvira e acará), répteis (cágado pescoço de cobra, cobras d´água), anfíbios (sapo-cururu e rã-cachorro), mamíferos (preá e furão) e 112 aves. Dentre elas, frangos-d’água, martins-pescadores, socós, biguás, biguatingas, garças, carão, pernilongos, irerês e marrecas-caneleiras compõem as aves aquáticas. Anus, almas-de-gato, beija-flores, pica-paus, sanhaços, sabiás, papa-moscas e pitiguaris fazem parte das aves que preferem áreas abertas e bosqueadas. Há registros surpreendentes, como do gavião-pato, do colhereiro e das inusitadas aparições do flamingo-chileno, que por alguns dias descansa e se alimenta no lago. Durante a noite, nos meses quentes e úmidos, é possível escutar os “latidos” da rã-cachorro, que recebe esse nome devido à sua vocalização.

A vegetação é composta predominantemente por brejo, bosque com espécies que caracterizam a paisagem canadense, áreas ajardinadas, além de reflorestamento com espécies nativas de Mata Atlântica. Destacam-se na FLORA: cabreúva (Myroxylon peruiferum), capim-dos-pampas (Cortaderia selloana), chico-pires (Leucochloron incuriale), eucalipto-limão (Corymbia citriodora), ingá-banana (Inga vera subsp. affinis), ingá-bugio (Inga vulpina), ingá-doce (Inga edulis), jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia), jerivá (Syagrus romanzoffiana), liquidâmbar (Liquidambar styraciflua), mirindiba-rosa (Lafoensia glyptocarpa), paineira (Ceiba speciosa), pau-ferro (Libidibia ferrea var. leiostachya), pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha), plátano-de-londres (Platanus acerifolia), suinã (Erythrina speciosa) e sabão-de-soldado (Sapindus saponaria). Já foram registradas 86 espécies, das quais estão ameaçadas de extinção: palmito-jussara (Euterpe edulis) e pau-brasil (Paubrasilia echinata).

Inventário de flora 2018.

O BAIRRO
Ao norte da cidade, a região que abrange os distritos de Pirituba, Jaraguá e São Domingos tem uma população de aproximadamente 437,5 mil habitantes, em uma área de 54,7 km². Sua origem é registrada no século XIX a partir da existência de grandes fazendas de café, de propriedade de figuras importantes, como o médico Luiz Pereira Barreto e o brigadeiro Tobias. Juntos, tiveram força política para atrair uma estação ferroviária, visando o escoamento da produção cafeeira até o porto de Santos.
O nome Pirituba vem do tupi e é o resultado da palavra “piri” (vegetação de brejo) com o aumentativo “tuba” (“muito”). A inauguração da Estação de Trem ocorreu em 01 de fevereiro de 1885. Com o sucessivo partilhamento de terras pelos herdeiros das fazendas, os loteamentos fizeram surgir os bairros próximos, como Vila Bonilha, Vila Zatt, Vila Maria Trindade, Vila Mirante e Jardim São José. Já o nome Jaraguá significa Gruta (ou Vale) do Senhor ou Senhor dos Vales. Abriga, além do pico, a estação de trem do Jaraguá aberta em 1891 com o nome original, Taipas, para só então ser alterado para Jaraguá.

Endereço:

Avenida Cardeal Motta, 84 – Pirituba
Inaugurado em 01/07/1992
Subprefeitura de Pirituba/Jaraguá
Área: 109.100 m²
Funcionamento: das 6h às 18h (sujeito a mudanças durante vigência do horário de verão)
Telefone: (11) 3834-2176

Telefone: 11-3834-2176

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

5 × 1 =

GuiaLazer

Este website usa cookies para oferecer a você a melhor experiência. Concorde clicando no botão "Aceitar".